Pablo Deiros Conhecendo

Dr. Pablo Alberto Deiros é um conhecido pastor, professor e escritor latino-americano. Ele nasceu em 13 de julho de 1945, em Assunção (Paraguai), de pais argentinos, que serviam naquele país como missionários. Cresceu na Argentina, onde fez seus estudos primário (escola pública) e secundário (Colegio Americano, Rosário).

 

Aos 17 anos (1963), ingressou no Seminário Teológico Batista Internacional (Buenos Aires) como o aluno mais jovem de toda a sua história. Após cinco anos de estudo, formou-se em Teologia. Em 15 de dezembro de 1967, casou-se com Norma Haydée Calafate, com quem começou seu ministério pastoral na cidade de Bahía Blanca (Segunda Igreja Batista). Nesta cidade, ingressou no Departamento de História da Universidade Nacional do Sul, de onde obteve dois diplomas universitários em cinco anos: Professor de Humanidades (1972) e Graduado em História (1973). Foi neste ano passado que os Deiros voltaram para Buenos Aires.

 

Pablo começou a pastorear a Igreja Batista Evangélica de Nova Chicago (Buenos Aires, 1973-1979) e a servir como professor de Hebraico e Antigo Testamento na SITB. O projeto era preparar-se para ir ao exterior em busca de um doutorado, o que não se concretizou na época.

 

Em 1974, com a saída do país do professor responsável por todos os cursos de História da SITB, Pablo assumiu a responsabilidade, deixando seu campo preferido da Bíblia. Desde então, desenvolveu-se como estudioso da história do cristianismo até o presente. Nesses anos, além de seus compromissos pastorais e denominacionais, o Dr. Deiros dedicou-se ao ensino secundário e universitário, além de lecionar na SITB e em diversas outras instituições da Argentina e da América Latina.

 

Foi professor de Pré-História Geral e Americana e Metodologia de Pesquisa Histórica na Universidade de Morón (1975-1982). Também nestes anos, participou de diversos projetos ecumênicos, entre eles foi secretário executivo da Associação de Seminários e Instituições Teológicas do Cone Sul (1976-1983). Na SITB ocupou vários cargos gerenciais: presidente da Comissão de História (1976-1983); diretor do Programa de Publicações (1977-1983); diretor do Programa de Pós-Graduação (1989-1993).

 

Em julho de 1983, mudou-se com a família para os Estados Unidos por dois anos. No Seminário Teológico Batista do Sudoeste (Forth Worth, Texas), atuou como o primeiro professor visitante nacional e obteve seu doutorado em História (julho de 1985). Ao retornar a Buenos Aires, retornou às suas responsabilidades no SITB e, em janeiro de 1986, assumiu a responsabilidade de pastor da Igreja Batista Evangélica do Centro (Buenos Aires), onde serviu até 2006.

 

Nestes anos, atuou como professor visitante em diversas instituições fora da Argentina: Seminário Teológico Batista Internacional (Cali, Colômbia, 1986); Estudioso Visitante em Herança Cristã no Seminário Teológico Batista do Norte (Lombard, Illinois, 1988); Capelão Visitante e Professor Visitante de Religião de Northrup, em Hope College (Holland, Michigan, 1990); Professor de Cristianismo Mundial de John A. Mackay, no Seminário Teológico de Princeton (Princeton, Nova Jersey, 1992-1993). De 1996 a 2006, atuou como Professor de História da Missão na Escola de Missões Mundiais (hoje Escola de Estudos Interculturais) no Seminário Teológico Fuller (Pasadena, Califórnia). Ali também atuou como professor adjunto no Departamento Hispânico da Escola de Teologia e no Programa Coreano da Escola missionária.

 

Dr. Deiros foi membro de múltiplas organizações denominacionais, interdenominacionais e ecumênicas, ministérios, comissões e conselhos. Participou da Comissão para o Estudo da História da Igreja na América Latina (CEHILA); a Comissão Latino-Americana do Fundo de Educação Teológica do Conselho Mundial de Igrejas; o Instituto Superior de Estudos Religiosos (Buenos Aires); foi membro do primeiro Conselho de Administração do Conselho Latino-Americano de Igrejas (em formação); da Fraternidade Teológica Latino-Americana; da Comissão Teológica da Sociedade Evangélica Mundial; participou das Conversações Católicas Batista-Romanas Internacionais em nome da Aliança Mundial Batista; atuou em várias comissões e comitês da Aliança Mundial Batista, entre várias outras instituições.

 

Em 2001, juntamente com o Dr. Carlos Van Engen, eles fundaram o Programa latino-americano de doutorado (PRODOLA) e a associação sem fins lucrativos Latin American Christian Ministries, Inc., que continua a formar líderes com doutorado em missiologia. Em 2007, o Dr. Deiros assumiu a reitoria do Seminário Teológico Batista Internacional (Buenos Aires), onde serviu até sua aposentadoria em 2011. Desde então, ele continua muito ativo em seu trabalho como professor e especialmente como escritor.

 

Deiros é autor de mais de 65 títulos publicados em espanhol e em inglês, alguns deles foram traduzidos para vários idiomas. Além disso, ele é autor de centenas de artigos publicados em revistas cristãs ao redor do mundo, bem como dezenas de artigos em dicionários e enciclopédias. A maioria de seus livros são livros didáticos e orientados para o treinamento ministerial.

 

Após sua aposentadoria, até 2017, o Dr. Deiros atuou como Vice-Reitor do Seminário Internacional Teológico Batista (Buenos Aires). Atualmente é membro do Conselho Global da International Bible Society, Inc. (dona da Nova Versão Internacional). Ele e Norma, sua esposa, têm três filhos e são avós de sete netos.

© 2021 - Editora Vida.

Pablo Deiros Conhecendo
Pablo Deiros Conhecendo
Pablo Deiros Conhecendo
Pablo Deiros Conhecendo